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Efeito Máscara no FLASH


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1º Passo

Crie um documento no flash com o tamanho de 550 x 400 pixels. Agora salve com o nome mask.fla.


2º Passo

Crie 2 camadas nesse documento e chame-as de "Imagem" e "Máscara".


3º Passo


Selecione a camada "Imagem" e importe uma imagem qualquer para essa camada. Para isso vá em File > Import > Import to Stage ou dê um Ctrl+R.


Em seguida ajuste a imagem no palco.




4º Passo


Ajustada a imagem no palco, agora vamos começar a criar o efeito. Selecione a camada "Máscara", pois a partir de agora trabalharemos nela.


Crie uma forma qualquer, um círculo, um quadrado, uma estrela, o que desejar para que seja a máscara, ou seja, o objeto onde a imagem aparecerá. Para esse artigo criei um círculo de 87,5 x 87,5.

Criado o objeto, selecione-o e na paleta Color, coloque a propriedade Alpha com 40%, para que haja uma transparência no objeto.



Agora transforme o objeto em um símbolo gráfico, para que seja possível fazermos a animação do último quadro.


 

5º Passo


Agora vamos criar o efeito. Dê um F6 em cada uma das posições da timeline de acordo com o quadro abaixo, e coloque o objeto na posição indicada.

 

Coloque o tamanho do círculo nesse quadro em 700 x 700 pixels e centralize-o no painel.

 

6º Passo

Agora, para concluirmos o efeito, clique na posição 70 da timeline e dê um F5, para que seja possível visualizar a imagem após a execução do efeito. Faça isso nas duas camadas.

Em seguida, selecione a camada "Máscara" e clique com o botão direito sobre ela. Na caixa que se abrirá, selecione a opção Mask para que seja adicionada a máscara e concluído o efeito.


Após concluídos todos os passos, a sua timeline deverá ficar assim:



Bem, pessoal, é isso aí, utilizem esse efeito da melhor maneira possível, e lembrem-se: sempre é possível fazer algo além do que o apresentado aqui, basta ter criatividade e buscar sempre novos conhecimentos.


Até o próximo artigo e que Deus os abençoe!

Sobre o Colunista:

Jonathan Lamim


Profissão: Web Developer

Descrição: Jonathan Lamim trabalha com desenvolvimento web/desktop desde 2005, porém abandonou o desenvolvimento desktop em 2006 para se dedicar somente ao desenvolvimento web. Atualmente é programador da Fivecom - Soluções em web 2.0, editor do blog jlamim.com.br e graduando em Sistemas de Informação na UNISA.

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