Bem vindo ao SOS Designers

Faça o seu cadastro gratuito no Portal SOS Designers e tenha um acesso personalizado.

Empresas

Cadastre gratuitamente suas vagas, crie sua propria Lista de Curriculos Favoritos, e tenha um acesso personalizado.

Usuarios

Cadastre gratuitamente seu curriculo, crie sua propria Lista de Noticias Favoritas e tenha um acesso personalizado.

Área de Empresas | Vagas

Área de acesso a empresas cadastradas que desejam postar vagas de empregos no Portal e pesquisar curriculos.

Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?

Área de Usuarios | Curriculos

Área do Usuario que deseja cadastrar seu curriculo e pesquisar vagas.



Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?


Redes Sociais
Siga o Portal SOS Designers no Twitter Siga o Portal SOS Designers no Facebook

CorelDraw


Você está aqui: Home » CorelDraw » Como fazer e modificar calendários

Como fazer e modificar calendários


Pesquisar no Portal SOS Designers





Tempo Real



Siga o SOS Designers








pub_flash( 'http://www.sosdesigners.com/banners/web_flash_730x90.swf', 730, 90 ); " alt="Tecnoponta - 730 x 90 - - webdesign" />

Neste tutorial, vamos mostrar como alterar um calendário já pronto (do ano anterior) para um calendário do ano que vem. Ao final, iremos colocar sugestões de como criar seu calendário pensando nas modificações que ele poderá sofrer no ano posterior (sim, claro! já pensou se fica bom seu layout? o cliente vai querer todo ano o mesmo "miolo" para o calendário!).

Primeiro passo
A primeira coisa a se fazer antes de começar o trabalho é pensar no layout do calendário. Será um calendário de mesa, um calendário de parede, qual o tamanho? Então a gente configura a página para o tamanho desejado... Depois disso, é bom que se tenha em mãos um calendário do ano seguinte, com todas as informações que se deseja colocar no seu calendário. Dica: você pode ir a uma livraria e comprar, antecipadamente, a sua agenda do "ano que vem".
Neste tutorial, vamos mostrar como alterar um calendário já pronto (do ano anterior) para um calendário do ano que vem. Ao final, iremos colocar sugestões de como criar seu calendário pensando nas modificações que ele poderá sofrer no ano posterior (sim, claro! já pensou se fica bom seu layout? o cliente vai querer todo ano o mesmo "miolo" para o calendário!).

Tutorial
1- Observe o seguinte: todo mês tem uma coisa em comum, as colunas dos números dos dias! São sempre as mesmas! Então, quando vc já tem um calendário pronto (esse é de 2003 e estamos modificando para 2004) é só agrupar as colunas dos números dos dias...





Selecionamos a primeira coluna e agrupamos!
Aperte Ctrl+G para agrupar cada coluna.




Depois que todas as colunas foram agrupadas separadamente,
a gente agora seleciona todas e agrupa (Ctrl+G).

2- Agora vem a parte da observação. Pegue o calendário do ano que vem e olhe a coluna que está no meio. Aqui temos a coluna do número 5 bem no meio do nosso calendário do ano passado. Depois de ver que a coluna que está no meio tem que passar para quinta-feira, nós selecionamos o grupo com todas as colunas, apertamos shift e selecionamos o "QUI" (da quinta-feira) e apertamos "C" para centralizar "pelo centro".



Como vimos que a coluna do meio (a coluna do dia 5) tem que
ir para QUI (quinta-feira), selecionamos colunas, apertamos
Shift + o QUI e apertamos "C" para alinhar pelo centro.

3- A coluna do dia "1" ficou lá para fora do mês de Fevereiro... Então, a gente desagrupa 1 vez (só para desagrupar todas as colunas) e seleciona a coluna dos dias "1/8/15/22..." e aperta shift e aperta o DOM pra gente alinhar "pelo centro" (C) no domingo.


Temos que colocar o mês em ordem... alinhamos a coluna do
dia "1" pelo DOM

4- Selecionamos as demais colunas para alinhar pelo topo ( T ) da coluna do dia 1, conforme figuras abaixo:



Arrumando as colunas: agora estão todas as outras colunas
alinhadas pela primeira. Selecione tudo, aperte shift + a coluna 1
e aperte T para alinhar todas pelo TOPO da primeira

5- Para finalizar, como este calendário do exemplo tem apenas 2 cores (Pantones), a gente pinta de marrom as colunas e a de Domingo de verde, seguindo o modelo... colocamos o dia 29 (que não tinha no ano anterior!) e alinhamos os outros elementos nos devidos lugares...


Colocamos o dia 29, pintamos as colunas corretamente...

6- E damos o toque final. Escrevendo o feriado na barra e pintando o dia a que se refere


Agora já alinhamos os dias das luas pela base ( B ) do dia 29 e
pelo centro ( C ) de cada coluna correspondente e pintamos
o dia 24 de verde por ser o feriado.

Nosso calendário está modificado!

Trabalhando com outros calendários, outras idéias

Abaixo, temos um calendário de mesa no tamanho 15 x 11 cm. O logo, os desenhos de enfeite laterais, o logo de fundo, o ano de 2004 e os endereços estão numa camada principal, ou seja: todos esses elementos se repetem em todas as doze páginas, a gente economiza no tamanho do arquivo. Se você não sabe trabalhar com camadas, clique aqui e aprenda com nosso tutorial de gerenciamento de camadas.
Neste exemplo, as colunas dos dias foram alinhadas à esquerda dos retângulos. Os números também foram alinhados à esquerda. As colunas estão posicionadas à 3mm da esquerda dos retângulos dos dias da semana (retângulos de fundo de cada dia).

Quando você for fazer seu calendário do zero, começar um novo trabalho, repare que FEVEREIRO é o mês de maior número de letras no nome... aí, pegue esse mês para saber o espaçamento adequado. Deixe alinhado pelo centro ou pela esquerda antes de mudar o nome do mês (porque aí os outros nomes ficarão na formatação correta). Também faça suas colunas em texto de parágrafo e depois converta para texto artístico ou trabalhe como achar mais fácil. Depois, duplique os 12 meses e vá trocando as colunas, alinhando para o dia da semana correspondente a cada mês.

Espero ter ajudado!

Até outro tutorial!

Barbara Tostes
CorelDrawBR




Deixe seu comentário:





© Copyright 2002-2017
Portal SOS Designers
Webmaster: Luiz Antonio Bovi